Anísio Meneses

Com atuação no magistério desde 1999, o Professor Anísio Meneses já ministrou aulas em todos os níveis de ensino. Foi professor de ensino médio e fundamental de Física do Colégio Batista Santos Dumont, em Fortaleza. Orientou alunos do ensino médio para Olimpíadas de Física, alcançando certificado de honra ao mérito pela Sociedade Brasileira de Física. Lecionou na Universidade Estadual do Ceará no curso de Física – bacharelado e licenciatura, até 2005. Durante esse período publicou dois livros didáticos: Mecânica Básica e Termodinâmica. Atualmente, é professor da graduação e da pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Também ministra aulas de pósgraduação pelo INBEC, desde 2012, percorrendo diversas cidades brasileiras, além de Fortaleza: Belém, Porto Velho, São Luís, Teresina, Natal, Recife, Aracaju, Vitória, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Santa Maria, Cuiabá, Goiânia e Brasília.

O Professor Anísio Meneses é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí, turma de 1986. Concluiu o Mestrado em Engenharia Civil (área de concentração em Recursos Hídricos) na Universidade Federal do Ceará, em 1991. Participou, de 1997 a 1999 do programa de Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, não tendo, ainda, defendido a sua tese.

Participou de duas breves experiências de intercâmbio em universidade estrangeiras: Campbellsville University (Kentucky, USA) e Université de Bourgogne (Dijon, France).

Colaborou, entre 1999 e 2001, com artigos de opinião sobre planejamento urbano e drenagem no Jornal Diário do Povo, de Teresina (PI).

Em 2010, iniciou um curso preparatório para concursos de Engenharia Civil, com uma formatação modular inédita no Brasil. Nesses sete anos, o sucesso tem sido marcante. Diversas primeiras colocações foram obtidas por participantes de seus cursos (presencial e online), em vários concursos federais (DNIT, CGU, POLÍCIA FEDERAL, CAIXA, MPOG, MPU, TRE, CHESF etc.).

O livro Temas de Engenharia Civil, lançado em 2009, é hoje referência em todo o País, para aqueles que se preparam para concursos na área de Engenharia Civil. Em 2016, o livro atingiu a 7ª. edição, com tiragem crescente.

Na sua trajetória estudantil e profissional, Anísio Meneses alcançou algumas colocações de destaque, a saber: - 1º lugar geral no vestibular da Universidade Federal do Piauí, em 1981. - 1º lugar no concurso da Justiça Federal, em 1984. - 1º lugar no concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª. Região, em 1991. - 1º lugar no concurso da Universidade Estadual do Ceará, para Professor do Departamento de Física, em 2002.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7881790966165337