O que é e como funciona o Engepoint?

19/04/2019Thibério Leitão

Venho neste post explicar sobre o Engepoints, uma das novidades que implementamos em nossa ferramenta do sistema de questões.

O Engepoint, a princípio, trata-se de uma moeda interna do Engecursos que o aluno pode utilizar para adquirir produtos na nossa plataforma. Você pode estar se perguntando para que criamos essa moeda e como faz para ganhar o Engepoint.

Durante os estudos para concursos a resolução de questões é bastante importante na preparação, concurso é 70% transpiração (prática na resolução de provas e questões) e 30% inspiração (estudo focado na teoria). Já disse Thomas Edison "Talento é 1% inspiração e 99% transpiração.", mas esse percentual está um pouco exagerado para concursos. O sistema de questões do Engecursos vem o objetivo de fornecer não só as questões e provas anteriores de Engenharia Civil, mas também a classificação por temas de engenharia (com base no melhor referencial para concursos de Engenharia Civil do país) e os comentários das questões. Faremos o possível para comentar a maior quantidade de questões possíveis, mas, claro, o ritmo de classificação é maior que o de comentário de questões. Naturalmente, haverá questões sem comentários da equipe do Engecursos no nosso sistema de questões.

Contudo, acreditamos fortemente no potencial de nossos alunos, não só de passar em qualquer concurso do País, como também de contribuir com os demais estudantes de Engenharia. Não só acreditamos nesse potencial, mas também já vivenciamos na prática. Gosto muito do lema de minha Universidade (Universidade de Fortaleza): ensinando e aprendendo. Temos apenas que incentivar e valorizar mais o potencial de cada aluno  (seja aqui, seja dentro de qualquer educação de ensino). É nesse ponto que entra o Engepoint.

Para cada questão do nosso sistema, você vai encontrar um botão direito, conforme Figura abaixo.

Dentro deste Fórum, o aluno pode realizar o comentário sobre a questão que não esteja comentada (por exemplo). Os demais alunos podem curtir esse comentário, caso ele tenha contribuído para o entendimento do assunto (recomendamos que o faça, valorizando a contribuição de seu colega). Caso o comentário atinja 20 curtidas, uma notificação interna é enviada para que algum membro da equipe valide ou não o comentário. Caso o comentário seja validado, o aluno irá ganhar 1 Engepoint.

Não há limites para a quantidade de Engepoints que o aluno pode ganhar, depende apenas da quantidade de comentários realizados e da relevância deles para o entendimento do assunto. Pensamos que dessa forma podemos construir uma comunidade ativa e entusiasmada, que não dependa única e exclusivamente dos professores para contribuir com a resolução da questão.

É isso, bem simples a forma como o aluno pode ganhar um Engepoint. Caso você ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

Sobre Thibério Leitão


Graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor, 2014.2)  e Mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (UFC).



Comentários