Exemplo prático - Caderno de questões - Pref. de Juazeiro do Norte

19/04/2019Thibério Leitão

Nesse artigo, irei explicar, através de um exemplo prático para o concurso da Pref. de Juazeiro do Norte, como você pode montar um caderno de questões com base no edital.

Primeiramente, sugiro que você acesse o edital diretamente através deste link.

Como podemo perceber, conforme imagem abaixo, o edital apresenta o conteúdo de uma maneira desorganizada. Um dos procedimentos que gosto de fazer é copiar o conteúdo para um arquivo em Word por exemplo e subdividir o conteúdo conforme os temas de Engenharia Civil existentes no edital. Normalmente, os editais não fogem dessa classificação, pois é a mais clássica, adequada e mais utilizada pelas bancas examinadores. Contudo, alguns editais podem não trazer explicitamente esses temas, então sugiro que você agrupe para que o estudo tenha mais efetividade. Veja a imagem do antes e depois desse procedimento.

Antes (edital bruto no pdf)

Depois do procedimento, você teve ter algo assim:

Projeto e Execução de Obras Civis: locação de obra; sondagens; instalações provisórias; canteiro de obras; depósito e armazenamento de materiais; fundações profundas; fundações superficiais; escavações; escoramento; movimento de terras; elementos estruturais; estruturas em concreto armado; estruturas especiais; alvenaria estrutural; formas; armação; concreto; argamassas; alvenarias; esquadrias; ferragens; revestimentos; coberturas; pisos e pavimentações; rodapés, soleiras e peitoris; impermeabilização; pintura; equipamentos e ferramentas.

Materiais de Construção Civil: aglomerantes: gesso, cal, cimento Portland; agregados; argamassa; concreto; dosagem; tecnologia do concreto; aço; madeira; materiais cerâmicos; vidros; tintas e vernizes; ensaios e controles tecnológicos.

Mecânica dos Solos: origem e formação dos solos; índices físicos; caracterização de solos; propriedades dos solos arenosos e argilosos; pressões nos solos; prospecção geotécnica; permeabilidade dos solos; compactação dos solos; terra; estrutura de arrimo; estabilidade de taludes; estabilidade das fundações superficiais e estabilidade das fundações profundas.

Resistência dos Materiais: tensões normais e tangenciais: deformações; teoria da elasticidade; análise de tensões; tensões principais; equilíbrio de tensões; compatibilidade de deformações; relações tensão x deformação – Lei de Hooke; Círculo de Mohr; tração e compressão; flexão simples; flexão composta; torção; cisalhamento e flambagem.

Análise Estrutural: esforços seccionais – esforço normal, esforço cortante e momento fletor; relação entre esforços; apoios e vínculos; diagramas de esforços; estudo das estruturas isostáticas (vigas simples, vigas gerber, quadros).

Dimensionamento do Concreto Armado: características mecânicas e reológicas do concreto; tipos de aços para concreto armado; fabricação do aço; características mecânicas do aço; concreto armado – fundamentos; estados limites; aderência; ancoragem e emendas em barras de armação; detalhamento de armação em concreto armado.

Instalações Prediais: instalações elétricas; instalações hidráulicas; instalações de esgoto; instalações de telefone e instalações especiais.

Estruturas de Aço.

Estruturas de Madeira.

Noções da Lei 8.666/93 e suas alterações no que se refere a obras e serviços de engenharia.

Topografia: conceitos fundamentais; levantamentos planimétricos e altimétricos; medições de ângulos e distâncias; escalas; instrumentos topográficos; cálculo de áreas e volumes; representações (desenho topográfico); nivelamento; curvas de nível.

Engenharia de custos: planejamento de obras; cronogramas; orçamentos (levantamento de quantidades, custos unitários, diretos e indiretos, planilhas); análise de custos; acompanhamento e controle de custos e serviços; medições de serviços.

Segurança e higiene no trabalho: segurança na construção civil; proteção coletiva e individual; ergonomia; riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos, mecânicos); riscos em eletricidade, em transporte e em movimentação de materiais. Representação e interpretação de projetos: arquitetura; instalações; fundações; estruturas.

Veja que está bem mais organizado e mais fácil para você separar os temas que deseja estudar e programar seu estudo. É algo simples, mas efetivo.

Com base nisso, já podemos começar a montar um possível caderno de questões para este edital. Você poderia montar um único caderno, para revisar todo o conteúdo do edital ou montar vários cadernos para revisar cada um dos temas de Engenharia. Aqui vamos mostrar como montar um caderno geral para revisão.

  • Dentro da área interna do aluno, vá em "Meus Cadernos". Vamos criar uma pasta para organizar melhor nossos cadernos. Irei criar uma pasta chamada "Pref. Juazeiro do Norte".

  • Agora vamos clicar em"Novo Caderno". Neste ponto, sugiro que dê uma lida neste artigo sobre como criar um caderno de questões que tem o passo a passo com as imagens de como fazer. Aqui irei ser mais resumido.
  • Em "Nome do Caderno", vamos colocar "Revisão geral" para sabermos que se trata de uma revisão de todos os temas. Escolha como pasta de destino a criada anteriormente.
  • Em categoria nós iremos selecionar quais os temas de Engenharia Civil que queremos estudar. Para isso, basta selecionar na caixa de seleção cada uma dos temas de seu edital.A seguir, faço o rastreamento entre os temas do edital e as categorias do caderno.
    • Sondagens e Fundações;
    • Construção Civil
      • Alvenaria 
      • Cobertura
      • Controle e Execução de Estruturas de Concreto
      • Esquadria
      • Impermeabilização
      • Pintura
      • Revestimento e Pisos
    • Materiais de Construção
    • Mecânica dos Solos
    • Resistência dos Materiais
    • Análise Estrutural
      • Estruturas Isostáticas
    • Instalações Prediais
    • Estruturas
      • Concreto Armado
      • Estruturas de Madeira
      • Estruturas Metálicas
    • Topografia
    • Gerenciamento de Obras
    • Orçamentação de Obras
    • Segurança do Trabalho
    • Topografia

Segue abaixo os filtros acima selecionados nas categorias do caderno de questões.

Após isso, vamos diretamente, sem adicionar novos filtros, clicar em gerar "Filtrar"-->"Gerar". Deve aparecer em torno de 900 questões com base nesse filtro. Para acessar o caderno criado, basta clicar neste link.

Como escolhemos várias categorias, o caderno criado possui várias questões. Sugiro que realize esse procedimento para seu edital e criei um caderno para cada tema. Diariamente iremos atualizar o banco de questões da plataforma, tanto as questões classificadas como os comentários. Contudo, sugiro que leia este artigo e veja que contamos também com a contribuição de nossos alunos para torná-la a melhor plataforma para preparação na área de Engenharia Civil.

Aproveito para deixar uma dica, no nosso curso preparatório para marinha abordamos os temas de Resistência dos Materiais, Mecânica dos Solos e Análise Estrutural de maneira bem extensa, tendo em vista que as questões são discursivas. Também disponibilizamos resumos para esses temas. Caso no seu edital também tenha esses assuntos, vale a pena você conferir nosso curso.

Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato.

 

Sobre Thibério Leitão


Graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor, 2014.2)  e Mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (UFC).



Comentários